Home » , , , , , » O Método SOM na Redação do Enem - Guia rápido para a sua nota mil

O Método SOM na Redação do Enem - Guia rápido para a sua nota mil

Written By Otoniel Peixoto on 20 de mar de 2019 | 13:45

JM Costa criou o método SOM cujo “conceito central é que você evolua à medida que toma mais consciência do seu texto, da sua capacidade de reflexão e das suas deficiências, para também aprender com os seus próprios erros.”
“S” - saber o que e para quem escreve. No Enem, você está escrevendo para uma banca de corretores e precisa respeitar o gênero dissertativo-argumentativo para defender o seu ponto de vista sobre o tema proposto, usando argumentos coerentes. E não se esquecendo de estar sempre atento às 5 competências que serão julgadas ao longo do seu texto.
“O” - observar e revisar sempre o que você escreve. Depois de escrever, releia, repense, revise de forma crítica em busca de erros e partes que podem ser melhoradas. Vencida essa etapa, será o momento de escrever a versão final da redação, aplicando o
“M” - mudar para melhorar. Reescreva a versão final da sua redação, buscando mudar o que não está bom para melhorar.
Usando este método ao praticar suas redações você desenvolverá uma maior consciência em relação às suas deficiências, trabalhará para superá-las e aprenderá a não repetir os erros já cometidos. Assim você evoluirá a cada nova redação escrita.

Clique no link abaixo para saber mais sobre o Método SOM na Redação do Enem e garantir a sua nota mil no Enem deste ano!