Novo Acordo Ortográfico

Written By Otoniel Peixoto on 23/10/2013 | 10:58

Quando nos referimos ao Acordo Ortográfico estamos falando de um acordo assinado em 1990 entre os sete países de língua oficial portuguesa que estabelece regras de como escrever palavras.

O Acordo Ortográfico não altera a pronúncia de nenhuma palavra. Antes do Acordo Ortográfico de 1990, no Brasil escrevia-se Coréia e européia, o que estava de acordo com a pronúncia das duas palavras no outro lado do Atlântico. "Em Portugal e noutros países diz-se Corêia e europêia. Com o Acordo Ortográfico os brasileiros passaram a escrever Coreia e europeia, mas isso em nada altera a pronúncia brasileira de tais palavras e de outras com a mesma terminação, como atéia"¹. Assim, com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma.

No Portal da Língua Portuguesa você tem acesso a um guia completo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 13 de maio de 2009 ou se preferir pode baixar o Guia do Acordo Ortográfico em pdf.

Resumo dos links:

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Mais Lidos