Como se preparar para a prova de redação em concursos

Neste artigo quero trazer dicas, ou seja, sugerir maneiras de você se preparar para a prova de redação e, assim, poder melhorar o seu texto para conseguir uma ótima nota e o mais importante, ser aprovado no Enem ou em outro concurso qualquer.

É imprescindível que você comece a praticar redação bem antes do dia da prova. Como ela é uma das áreas de maior importância no teste, um bom aproveitamento na média final está diretamente relacionado com uma boa nota na redação.

Em primeiro lugar, você precisa dominar determinados tópicos gramaticais, que são essenciais a uma redação de qualidade. Na verdade você precisa ter total domínio da norma culta. Não se descuide da concordância verbal e nominal, o emprego de conjunções, regência, crase e pontuação. Para a banca examinadora, escrever bem é fazer um texto claro, objetivo e direto.

Outro ponto de relevante importância é conhecer as técnicas de redação para concursos, que compreende a construção da introdução, do desenvolvimento e da conclusão. Você não deve se esquecer que essas três partes da redação devem obrigatoriamente formar um texto claro, coeso e bem objetivo.

A facilidade em produzir uma boa redação você só vai conseguir com o treino. Treinar redação é fundamental! Se você quer escrever excelentes redações é imprescindível começar a ler e passar para o papel o que entendeu de cada parágrafo. Também, é ideal encontrar alguém para corrigir sua redação para ir detectando e eliminando os erros.

O texto dissertativo argumentativo, que versa sobre temas da atualidade, é o tipo de redação mais exigido nos maiores concursos do país. Outro formato bastante pedido também é o texto dissertativo expositivo, que trata de temas de áreas específicas do concurso.

Como preparar-se bem para a redação em concursos? Confira algumas dicas importantes



1. Leia bastante e sobre tudo. É importante estar atualizado, por isso, o ideal é ler jornais, revistas e informativos dos órgãos para onde fará o concurso. A leitura aprimora o seu vocabulário, amplia o repertório de temas e argumentos e, também, traz familiaridade com modos corretos de organizar as ideias.

Segundo Nelly Carvalho "É recomendável ao candidato ler, ler muito, atualizar-se, conhecer o mundo, sua realidade mais próxima, aspirações, limitações...." O candidato que lê bastante, que tem contato com muitos gêneros textuais, com várias leituras de variadas naturezas, tem mais facilidade em expressar suas ideias. Ele constrói seu ponto de vista, sua forma de ver e perceber a realidade de maneira mais linear.

2. Entenda a proposta e argumente sobre ela: Para escrever uma boa redação, você tem que compreender o que está sendo pedido, levantar uma tese e defendê-la com argumentos sólidos e coerentes. Isso exige do candidato capacidade para interpretar, refletir, organizar ideias e concluir um pensamento. 

3. Treine muito. Para aprender redigir bem você precisa escrever bastante. Porém, não adianta se você comete os mesmos erros em todas elas. Por isso, peça ajuda a um Professor de Língua Portuguesa, ou a alguém com conhecimento na área para fazer a correção e apontar os erros.

4. Deixe o computador de lado e escreva à mão. Além de você aprimorar sua caligrafia, aprimora também a capacidade de identificar seus erros, sem o corretor ortográfico automático.

5. Coloque-se no lugar do leitor e pergunte se o que você escreveu é interessante e de fácil entendimento.

http://hotmart.net.br/show.html?a=M2781000OPara preparar-se melhor, você ainda pode recorrer ao Curso Redação Fácil 2.0 que o Professor Matheus Gustavo oferece por um preço muito abaixo do seu real valor. Prático e completo, esse programa de ensino apresenta um conteúdo atual e fácil de ser assimilado. 

Como produzir uma redação de um jeito simples, fácil e descomplicado, técnicas para iniciar, desenvolver e concluir uma redação, são apenas alguns dos temas estudados. Além disso, você também recebe uma série de bônus de alto valor (clique aqui para conhecer os bônus), que vão colaborar de forma direta para o desenvolvimento da sua escrita.


Diante do rigor na correção das provas, você precisa se preparar da melhor maneira possível. 

Prepare-se e boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário