Home » , , , , , , , » 7 passos simples que você deve seguir com afinco para alcançar a nota máxima na redação do Enem

7 passos simples que você deve seguir com afinco para alcançar a nota máxima na redação do Enem

Do total de 6,19 milhões de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2014, apenas 250 receberam a nota máxima na redação, ou seja, nota 1000. Esse pequeno grupo conhecia os segredos da redação nota mil.

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 55,7% dos candidatos receberam até 500 pontos – metade da nota máxima. Já o número de pessoas que zeraram na redação foi 529.374.

Quais são os segredos para alcançar a nota máxima em uma redação do Enem? Como produzir uma redação nota 1000 depois de quatro provas de múltiplas escolhas, com 45 questões cada? Existe um método ou uma fórmula para se produzir uma excelente redação, nota mil?

Hoje eu vou te mostrar alguns passos simples que você pode seguir para chegar a tão sonhada nota mil na redação dissertativa argumentativa do Enem. Antes de tudo, entenda que a construção de uma boa redação é feita a partir de regras importantes que jamais devem ser ignoradas.

Confira abaixo sete passos simples que você deve seguir com afinco para alcançar a nota mil na redação do Enem.

Dicas #1: Domine a dissertação

Redação nota mil no EnemO primeiro grande segredo para você construir a redação nota mil é dominar a dissertação. Mesmo que você escreva um texto brilhante, se fugir da norma dissertativa a redação será anulada.

Dissertação significa "falar sobre". Na dissertação você vai expor ideias, revelar sua opinião sobre determinado assunto, seguido de argumentos comprobatórios. É um tipo de texto que permite explorar o tema proposto em dois ou três parágrafos. 

O primeiro parágrafo é a introdução. Na introdução você vai contextualizar a proposta do tema e vai sugerir uma abordagem para essa proposta que serão desenvolvidas nos próximos dois ou três parágrafos. 

Esses parágrafos são utilizados para explicar a sua tese, que será concluída no último parágrafo, a conclusão. A dissertação deve obedecer à extensão mínima indicada na proposta, geralmente de 25 a 30 linhas.

Por isso, é preciso praticar diariamente, se você quiser estar entre a minoria que consegue nota mil na redação do Enem. Uma boa dica é fazer um curso de redação, onde você vai aprender algumas técnicas que facilitam muito na hora de planejar e escrever a sua redação. A maioria dos estudantes que tiraram nota máxima declararam ter feito cursinhos focados principalmente na redação. Clique aqui para conhecer um curso que vai te ensinar todos os segredos da redação nota mil passo a passo.

Dica #2: Informe-se

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio explora temas de relevância nacional ligados ao universo juvenil, sobre o meio-ambiente ou sobre cidadania. É um grande fórum nacional de debates, com milhões de participantes, sobre um tema importante.

Para alcançar a nota máxima nessa redação é preciso estar bem informado e atualizado não somente sobre os fatos, mas também sobre a ciência, as evoluções no campo da saúde, pesquisas e meio ambiente. É preciso se situar no mundo em todos os aspectos. 

Ler jornais, revistas impressas e os grandes portais de notícias na web, assistir aos telejornais, vai te ajudar a criar uma base para os possíveis temas da redação do Enem. Assim, você criará um texto muito mais rico e bem mais articulado.

Dica #3: Ler é essencial

Praticar não é o suficiente se você deseja fazer uma redação nota 1000 no Enem. A leitura é outro grande segredo para se alcançar a nota máxima, uma vez que ela tem sido uma constante entre os candidatos que conseguiram essa façanha.

Ler é essencial. Todos sabem disso, porém, a maioria não tem o hábito de ler constantemente. São inúmeros os benefícios da leitura constante.

Através da leitura você fica atualizado sobre o que acontece no mundo e, assim, vai poder desenvolver sua redação com muito mais facilidade, clareza e objetividade. 

Quem lê com frequência, também, têm um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aqueles que não possuem esse hábito e por isso podem selecionar o melhor termo para manifestar no papel as suas ideias.

Dica #4: Aproveite os textos motivadores

Além do tema, o Exame Nacional do Ensino Médio também propõe quatro textos, chamados de textos motivadores, que abordam o tema. 

Os textos motivadores fornecem base para que você possa discutir o assunto mesmo sem um conhecimento prévio. Além disso, eles mostram qual a direção que a banca espera que seja seguida. 

Através da identificação das palavras chaves de cada texto você poderá descobrir como a redação deverá ser feita e qual será a tese que você vai defender na dissertação.

Sabendo manipular bem os dados, você conseguirá os textos motivadores para produzir uma excelente redação. 

Dica #6: Organize as ideias

Organizar as ideias dentro da dissertação pode ser a maior dificuldade dos candidatos. Muitos têm boas ideias e argumentos claros, porém, não são capazes de organizá-los numa sequência lógica. Por isso, embora não fujam do tema, suas redações apresentam um vocabulário repetitivo e sem um progressão discursiva no texto.

Para produzir uma redação excelente, nota mil, você precisa aprender distinguir os argumentos de maior relevância daqueles de menor relevância, aqueles que não precisam ser incluídos no texto. 

Não caia no erro comum de pensar que quanto mais informações forem jogadas no texto, maior será a nota. É muito mais viável explorar poucos argumentos da melhor maneira possível, em vez de utilizar tantas ideias vagas.

Em um outro post publicado aqui neste blog eu escrevi que "para se redigir o texto ideal é preciso refletir sobre as informações, pensar, amadurecer e aprovisionar ideias relevantes em defesa de um ponto de vista. 

É necessário relacionar tópicos a serem explorados e roteirizar os pensamentos, não pela cabeça do autor, mas pela cabeça do leitor, através de um bom plano de redação. 

Esse plano de redação é de suma importância e deve ser elaborado previamente, projetando, assim, as ideias principais, a lógica que deverá ser seguida do começo ao final do texto.

Dica #6: Enriqueça o texto

Aumente o nível intelectual da sua redação, enriquecendo-a com citações, tais como trechos de livros, filmes e até canções.

A redação é um espaço interdisciplinar. Nela, todos os saberes podem ser aproveitados e mobilizados. 

Lucas Almeida Francisco, 17 anos, que ficou entre o seleto grupo de 250 candidatos que obtiveram a nota mil na redação do Enem 2014, disse "que o hábito de escrever e ler e a citação do sociólogo Pierre Félix Bordieu e do filósofo Michel Focoult, para fundamentar a argumentação, foram decisivos para o resultado" (G1).

Lucas ainda revela uma dica importantíssima. Ele diz que se deve ler sobre tudo e não somente sobre atualidades, pois na hora de escrever você vai aproveitar as informações que lhe marcaram.

Dica #7: Domine as 5 competências da redação

Um dos maiores segredos da redação do Enem é, sem dúvida, o domínio das cinco competências da redação. Para um texto ganhar nota máxima, ele precisa cumprir bem essas cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Redação FácilEsses sete passos simples são a base para você começar a se preparar para a redação do Enem e buscar a nota mil. Você também pode encurtar um bom caminho fazendo um excelente curso de redação, que ensina técnicas comprovadas para produzir uma redação de sucesso. Clique aqui para conhecer mais sobre o método Redação Fácil 2.0, do Professor Matheus Gustavo. Boa sorte e sucesso. 

0 comentários:

Postar um comentário