A sílaba

A palavra gnomo e feldspato está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente: gno-mo, felds-pa-to. Cada um desses grupos pronunciados numa só emissão de voz recebe o nome de sílaba

Na língua portuguesa, o núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma vogal em  cada sílaba. Estas são as duas características de uma sílaba. Assim, para sabermos o número de sílabas de uma palavra, devemos perceber quantas vogais tem essa palavra. Atenção: as letras i e u (mais raramente com as letras e e o) podem representar semivogais.
Ex.: 
  • gnomo – palavra com 2 sílabas ( gno-mo, só possui 2 vogais);
  • feldspato – palavra com 3 sílabas (felds-pa-to, 3 vogais).
Logo, sílaba é o conjunto de um ou mais fonemas pronunciados num só impulso da voz. A sílaba é formada necessariamente com uma vogal, a que se agregam, ou não, semivogais ou consoantes. Logo, para ser sílaba tem que ter vogal.

Para Aldo Bizzocchi, "a definição do que seja uma vogal ou uma não vogal tem duas perspectivas: uma puramente fonética, que leva em conta tão somente as qualidades acústico-articulatórias do som; e outra de caráter fonológico, que toma por base as propriedades funcionais do fonema.
Pode-se dizer então que, foneticamente falando, i é uma vogal e s
uma consoante. Já do ponto de vista fonológico, i é vogal em "fiz" e semivogal (portanto não vogal) em "pai", assim como s é consoante em "sol" e soante (portanto funciona como vogal) na interjeição "psst". Em muitas línguas, a "vogal" da sílaba é, na verdade, um som consonantal (por exemplo, os nomes das cidades tchecas de Brno e Plzen ou o "n" do inglês didn't)."

NÚMERO DE SÍLABAS
As sílabas, agrupadas, formam palavras. De acordo com o número de sílabas que os formam, os vocábulos podem ser: 
  • monossílabas - formados por uma única sílaba: é, há, às, cá, mar, flor, quem, quão;
  • dissílabas - apresentam duas sílabas: a-í, a-li, de-ver, cle-ro, i-ra, sol-da, trans-por;
  • trissílabas - apresentam três sílabas: ca-ma-da, O-da-ir, pers-pi-caz, tungs-tê-nio, felds-pa-to,ca- va-lo;
  • polissílabas - apresentam quatro ou mais sílabas: bra-si-lei-ro, psi-co-lo-gi-a, a-ris-  to-cra-cia, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta, pa-ra-le-le-pi-pe-do.

0 comentários:

Postar um comentário