Ordenando as ideias - a busca do texto ideal

 Antes de começar a escrever o seu texto ideal, é absolutamente indispensável que você organize as ideias a serem expostas. 

Muitos textos são redigidos apenas com palavras. Todavia, as melhores produções textuais são escritas com boas ideias, devidamente concatenadas e recheadas com informações de alta qualidade.

A construção textual tende a se assemelhar a construção de uma casa. Planejamento, aqui, é a palavra chave. Se tudo não for bem projetado, há grandes possibilidades de as paredes desmoronarem, ou, no caso de uma produção textual, há o risco de se ficar escrevendo por horas sem chegar a lugar algum.

Para se redigir o texto ideal é preciso refletir sobre as informações, pensar, amadurecer e aprovisionar ideias relevantes em defesa de um ponto de vista. É necessário relacionar tópicos a serem explorados e roteirizar os pensamentos, não pela cabeça do autor, mas pela cabeça do leitor, através de um bom plano de redação. Este plano de redação é de suma importância e deve ser elaborado previamente, projetando, assim, as ideias principais, a lógica que deverá ser seguida do começo ao final do texto. 


O texto dissertativo deve ser redigido como se você fosse o próprio bom senso, a luz da razão, o equilíbrio. Você vai ponderar, mostrar dados, informações relevantes, edificar, construir a sua proposta redacional com mais consistência. Usar períodos curtos, de uma a três linhas. Evite construir frases com mais de quatro linhas. Quando você extrapola esse limite você corre o risco de ser pouco preciso, pouco objetivo, acaba deixando a coisa no ar, deixando a abordagem extremamente lacônica. A clareza, a objetividade, a precisão na linguagem são atributos importantes, são qualidades importantíssimas a todo e qualquer texto, do texto ideal, principalmente.

Exercício
Bilhete de um gerente apressado para uma secretária dele:


“Cláudia, Devo ir à São Paulo amanhã sem falta e quero que você reserve, um lugar, a noite, no avião para São Paulo."

O que fez Cláudia?
 
Foi, à noite, ao aeroporto, reservou uma passagem aérea para o dia seguinte, no avião que partiria às oito da manhã. Chegando ao trabalho pela manhã e vendo o gerente tranquilo, assinando papéis, Cláudia se deu conta de que houvera ruídos na comunicação, decorrentes de problemas na redação do bilhete.

Reescreva o bilhete de modo a torná-lo um texto ideal, ou seja, tornar a comunicação eficaz, isto é, de modo que o redator obtenha do leitor a resposta desejada.

0 comentários:

Postar um comentário