Compreensão e interpretação de textos nos concursos públicos

Compreensão e interpretação de textos é um tema que nos acompanha na vida escolar, nos vestibulares, no Enem e em todos os concursos públicos. Comumente encontrarmos pessoas que se queixam de que não sabem compreender e interpretar textos. Muitas pessoas se acham incapazes de resolver questões sobre compreensão e interpretação de textos.

Nos concursos públicos, este tema está presente nas mais variadas formas. Nas provas, há sempre vários textos, alguns bem grandes, sobre os quais há muitas perguntas com o objetivo de testar a habilidade do concurseiro em leitura, compreensão e interpretação de textos. É preciso ler com muita atenção, reler, e na hora de examinar cada alternativa, voltar aos trechos citados para responder com muita confiança.

Entender as técnicas de compreensão e interpretação de textos, além de ser importante para responder as questões específicas, é fundamental para que você compreenda o enunciado das questões de atualidades, de matemática, de direito e de raciocínio lógico, por exemplo. Muitos candidatos, embora tenham bastante conhecimentos das matérias que caem nas provas, erram nas questões, simplesmente porque não entendem o que a banca examinadora está pedindo. Já pensou, nadar, nadar, nadar... e morrer na praia? Então não deixe de estudar e preste atenção nas dicas que vamos dar neste blog."As questões de compreensão e interpretação de textos vêm ganhando espaço nos concursos públicos. Também é a partir de textos que as questões normalmente cobram a aplicação das regras gramaticais nos grandes concursos de hoje em dia. Por isso é cada vez mais importante observar os comandos das questões. Normalmente o candidato é convidado a:
    www.gramaticaparaconcursos.com
  • identificar: Reconhecer elementos fundamentais apresentados no texto.
  • comparar: Descobrir as relações de semelhanças ou de diferenças entre situações apresentadas no texto.
  • comentar: Relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.
  • resumir: Concentrar as ideias centrais em um só parágrafo.
  • parafrasear: Reescrever o texto com outras palavras.
  • continuar: Dar continuidade ao texto apresentado, mantendo a mesma linha temática.
Por isso, o professor Guerra considera que são condições básicas para o candidato fazer uma correta interpretação de textos: o conhecimento histórico (aí incluída a prática da leitura), o conhecimento gramatical e semântico (significado das palavras, aí incluídos homônimos, parônimos, sinônimos, denotação, conotação), e a capacidade de observação, de síntese e de raciocínio"¹.  

Nos próximos posts vamos ver alguns conceitos como a diferença entre compreensão e interpretação de textos, língua e fala, denotação e conotação, funções da linguagem, intertextualidade e figuras de linguagens.

Leia também: 
Diferença entre compreensão de texto e interpretação de textoDenotação e conotação, sentido real e sentido figuradoLinguagem, língua e fala - a tríade que constitui a comunicação 
O exercício da leitura e sua importância para ler e compreender textos

0 comentários:

Postar um comentário