Novo Acordo Ortográfico

Quando nos referimos ao Acordo Ortográfico estamos falando de um acordo assinado em 1990 entre os sete países de língua oficial portuguesa que estabelece regras de como escrever palavras.

O Acordo Ortográfico não altera a pronúncia de nenhuma palavra. Antes do Acordo Ortográfico de 1990, no Brasil escrevia-se Coréia e européia, o que estava de acordo com a pronúncia das duas palavras no outro lado do Atlântico. "Em Portugal e noutros países diz-se Corêia e europêia. Com o Acordo Ortográfico os brasileiros passaram a escrever Coreia e europeia, mas isso em nada altera a pronúncia brasileira de tais palavras e de outras com a mesma terminação, como atéia"¹. Assim, com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma.

No Portal da Língua Portuguesa você tem acesso a um guia completo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 13 de maio de 2009 ou se preferir pode baixar o Guia do Acordo Ortográfico em pdf.

Resumo dos links:

0 comentários:

Postar um comentário