Dicionários online

Neste primeiro post da Biblioteca Online de Português trazemos 5 excelentes dicionários online da Língua Portuguesa. Você não precisa salvar estes sites em seu favorito, quando precisar de acessar alguns deles basta acessar nosso blog e encontrará tudo bem organizado. Nosso intuito é que este blog seja um guia de estudo sobre a Língua Portuguesa, uma verdadeira biblioteca.

1. Dicionário Aulete
O iDicionário Aulete é a versão virtual do tradicional Dicionário da Língua Portuguesa Caladas Aulete, criado no final do século XIX e que teve sua última versão impressa na década de 80. O projeto conta com mais de 818 mil verbetes em constantes atualizações. Seu crescimento é infinito, pois conta com a participação do usuário, que pode corrigir, ampliar e acrescentar novos verbetes e acepções diferentes.

2. Dicionário do Aurélio
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, um glossário do idioma português, editado no Brasil e lançado em fins do ano de 1975, é o resultado do trabalho de mais de três décadas do Lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Na sua primeira edição vendeu-se mais de um milhão de exemplares até 1987, data da segunda edição.

3. Léxico
O Léxico, dicionário online de português, possui mais de 310.000 palavras da Língua Portuguesa de Portugal.

4. Michaelis
A elaboração do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, com mais de 200 mil verbetes e subverbetes, estendeu-se ao longo de 10 anos. O trabalho contou com a colaboração de 84 especialistas. O primeiro dicionário Michaelis foi criado no final do século XIX pela lexicógrafa alemã Henriette Michaelis, em colaboração com sua irmão Carolina Michaelis de Vasconcelos, especialista em filologia em Portugal.

5. Priberan
"O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo que contém mais de 110 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas. O dicionário contém sinônimos e antônimos por acepção e permite ainda a conjugação verbal. É também possível consultar informação sobre a origem de algumas palavras e a sua pronúncia." Nesta versão é possível consultar verbetes de acordo com a norma do português europeu ou conforme o portugugês do Brasil, com ou sem as alterações gráficas prevista pelo Novo Acordo Ortográfico.

0 comentários:

Postar um comentário